Neymar paga multa e não é mais jogador do Barcelona

Após uma novela que se arrastava havia mais de duas semanas, o craque brasileiro Neymar não é mais jogador do Barcelona. O clube catalão comunicou na tarde desta quinta-feira (3) a rescisão do contrato do atleta, após ter recebido o pagamento de 222 milhões de euros referente a sua multa rescisória.

Segundo nota divulgada no site oficial do Barça, a quantia foi quitada por representantes do atacante – que assinará contrato com o Paris Saint-Germain – durante uma reunião na sede da equipe. “Na tarde de quinta-feira, representantes legais de Neymar Jr. visitaram pessoalmente os escritórios do clube e fizeram o pagamento de 222 milhões de euros em nome do jogador”, diz o comunicado.

Photo published for FC Barcelona communiqué on Neymar Jr | FC Barcelona

FC Barcelona communiqué on Neymar Jr | FC Barcelona

On Thursday afternoon Neymar Jr’s legal representatives visited in person the Club’s offices and made the payment of 222 million euros in the player’s name

fcbarcelona.comO Barcelona ainda acrescenta que repassará os detalhes da operação à Uefa, para que a entidade europeia possa determinar eventuais “responsabilidades disciplinares” ligadas à transferência. Durante a manhã, o advogado de Neymar, Juan de Dios Crespo, tentara depositar a quantia na Liga Espanhola (LaLiga), como manda o protocolo, mas a entidade se recusou a receber o dinheiro, alegando “dúvidas éticas e financeiras” sobre a operação.

Sendo assim, a equipe do craque se dirigiu diretamente ao Barcelona para entregar o cheque. Com isso, o brasileiro se torna o jogador mais caro da história do futebol, custando mais que o dobro do recorde anterior, os cerca de 110 milhões de euros pagos pelo Manchester United para tirar o francês Paul Pogba da Juventus.

A transferência deve se tornar alvo de investigação da Uefa, já que a entidade possui regras de fair play financeiro que impedem um clube de gastar mais do que aquilo que arrecada – a engenharia por trás da operação ainda não foi divulgada.

Há pouco mais de um ano, o PSG já havia feito uma investida para contratar Neymar, mas sem sucesso. O atleta acabou renovando com o Barça e ganhando um aumento que elevou seu salário para 15 milhões de euros por temporada.

No entanto, o clube francês voltou à carga na atual janela de transferências, prometendo pagar a multa rescisória caso Neymar se mostrasse disposto a trocar Barcelona por Paris. O jogador ainda não comentou publicamente a mudança de time, mas a imprensa catalã afirma que ele deseja sair da sombra de Lionel Messi.

O atacante chegará ao PSG com status de principal jogador e a tarefa de levar a equipe ao inédito título da Liga dos Campeões da Europa. Para isso, receberá o maior salário do futebol mundial, um valor superior a 30 milhões de euros por temporada.

Também contribuiu para a mudança de ares o fato de o Paris Saint-Germain contar com vários brasileiros em seu elenco, como Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Lucas. Existe a expectativa de que Neymar seja apresentado oficialmente nesta sexta-feira (4), em uma grande festa no centro de Paris.

O craque ficou no Barcelona durante quatro anos e ganhou uma Liga dos Campeões, um Mundial da Fifa, dois Campeonatos Espanhóis, uma Supercopa da Uefa e uma Supercopa da Espanha, formando com Messi e Luis Suárez um dos melhores trios de ataque do planeta.

 
Fonte: Terra

Qual sua opinião sobre este assunto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *