Relatos de cura da chikungunya após picada de escorpião intrigam especialistas

 Na cidade de Independência Ceará, um grupo de pessoas têm afirmado que a picada do escorpião poderia acabar com as dores causadas pela chikungunya.

Segundo relatos, um grupo de moradores da cidade de Independência chegaram a essa conclusão quando algumas pessoas que estavam com chikungunya eventualmente ao serem picadas por escorpiões, afirmaram que a partir dali não sentiram mais as dores causadas pela doença.

Do ponto de vista científico, o infectologista e coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ivo Castelo Branco afirma que ainda não há nenhum estudo relacionado a esse assunto e que portanto não pode haver uma comprovação científica.

Ivo Castelo Branco

Ainda segundo o infectologista Ivo Castelo Branco, o que está sendo estudado é o veneno da abelha no tratamento de dores articulares, porém esse estudo está em fase inicial de pesquisa e portanto também não há comprovação científica.

Publicidade Contato: (83) 9 9889 2686

Nos dois casos, tanto com relação a picada de escorpião ou de abelhas devem ser vistas com cautela, pois aplicação de qualquer um desses venenos no corpo humano pode levar à morte.

 

 

Qual sua opinião sobre este assunto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *